Correio Popular Notícia





MAIS MÉDICOS
Programa atinge meta e leva 253 médicos para Rondônia

Data da notícia: 15/04/2014
Foto:

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20140415-121.jpg[/IMG] (Da Redação) O Programa Mais Médicos leva mais 71 profissionais para reforçar o atendimento em atenção básica em Rondônia. Com a chegada deste novo grupo, o estado passa a ter 100% da sua demanda atendida pela iniciativa do governo federal, o equivalente a 253 médicos. A atuação desses profissionais impacta na assistência de 870 mil pessoas. Nesta segunda-feira (14), o secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, André Bonifácio, recebeu os médicos em Porto Velho.
Durante o evento, o secretário ressaltou que, entre os municípios beneficiados com os novos profissionais do quarto ciclo, estão os de Guajará Mirim e Nova Mamoré, ambos atingidos pelas enchentes. ?Municípios que estavam isolados pela enchente no estado estão sendo contemplados com profissionais. Esses médicos chegam preparados para lidar com situações de calamidade. A presença desses médicos vai ajudar a prevenir doenças e também a reduzir mortalidade materna e infantil, por exemplo, além de diminuir também as filas em hospitais?, ressaltou Bonifácio.
Em todo o país, mais de 3.500 médicos começam suas atividades nos municípios a partir desta semana. Deste total, 245 estão alocados na região Norte. Eles foram aprovados no módulo de avaliação do programa, etapa obrigatória para que os estrangeiros recebam o registro profissional provisório e iniciem o atendimento à população.
O reforço desse grupo garante o cumprimento da meta estabelecida pelo governo federal de levar 13.235 médicos para a atenção básica, especialmente às regiões mais vulneráveis. Com isso, 100% das vagas apontadas pelos municípios que inicialmente aderiram ao Programa passam a ser atendidas.
O ministro da Saúde Arthur Chioro falou sobre como a iniciativa está conseguindo atingir a população que mais precisa de atendimento. ?Com esse programa, estamos conseguindo prestar atendimento a uma quantidade muito maior de pessoas, com maior qualidade, tratar o povo com dignidade e com mais respeito. A grande maioria dos brasileiros que estamos atendendo nunca teve contato com uma equipe de saúde da família completa?, ressaltou.

NOVA OPORTUNIDADE ? Com o quinto ciclo, anunciado pelo Ministério da Saúde no dia 1º de abril, o Programa Mais Médicos deverá ultrapassar a marca de 14 mil médicos para a atenção básica de todo o país, superando a meta estabelecida pelo governo federal. Com a atuação desses profissionais, a iniciativa, que já impacta na assistência de 45,6 milhões de pessoas, passa a beneficiar mais de 48 milhões de brasileiros. ?O governo federal está indo além: superamos 100% da meta com os mais de 13 mil médicos e compreendemos que alguns municípios, muitos deles em situação de vulnerabilidade, ainda poderiam receber médicos?, afirmou o ministro. Com informações da Agência Saúde.

Fonte:






Noticia vista 12384 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.